Pedidos
Fluxo do pedido (Orders)
O fluxo de pedidos no Delivery Direto possui os seguintes status
Descrição dos status:
- WAITING: Pedido em espera
- APPROVED: Pedido finalizado
- REJECTED: Pedido recusado
- IN_TRANSIT: Pedido em trânsito
- DONE: Pedido finalizado
- HIDDEN: Pedido cancelado
- WARNING: Pedido com problema no pagamento online
Apesar de ser permitido pular do status APPROVED
para DONE
, não recomendamos esse fluxo, pois o cliente final não será notificado de que o pedido saiu para entrega.
O pedido pode ser cancelado em qualquer momento do ciclo, ou seja, alterar o status para HIDDEN
Pedido agendado
O pedido agendado inicialmente fica com o status diferente. Um tempo antes do horário agendado, automaticamente alteramos para o status WAITING
. Esse tempo é calculado de acordo com o tempo de preparo configurado na loja, seja para o tipo retirada ou delivery.
Pedido registrado pelo operador da loja
Pedido registrado pelo operador no painel do Delivery Direto não tem os status WAITING
e REJECTED
pois como ele mesmo registrou, não há necessidade dele aprovar ou recusar o pedido.
Esses pedidos são retornado com o source Telefone
.
Tipos de pedido
Pedidos podem ser do tipo:
- DELIVERY: pedidos feitos para entrega.
- TAKEOUT: pedidos feitos para retirada na loja.
- TABLE: pedidos feitos na mesa para serem consumidos no próprio estabelecimento.
Formas de pagamento
Existem dois métodos de pagamento para os pedidos:
- Offline: pagos no momento da entrega/retirada
- Online: pago no site/aplicativo no momento em que o pedido foi realizado
A loja pode possuir formas de pagamento customizadas em que o nome é livre para colocar o que desejar. Todas elas são consideradas como tipo Offline
.